top of page

Saiba mais sobre os Alinhadores Estéticos!

Os alinhadores estéticos (como os da marca Invisalign) são aparelhos ortodônticos móveis, transparentes e feitos individualmente para a arcada dentária do paciente. Por serem transparentes, não são facilmente percebidos no uso cotidiano.

Eles não necessitam de fios e bráquetes, o que permite que o paciente o retire quando achar necessário. No entanto, para a eficácia do tratamento, é necessário utilizá-los por, pelo menos, 20-22 horas por dia. Cada alinhador movimenta os dentes entre 0,25 a 0,30 mm.

Para dar início ao tratamento, precisa-se de uma moldagem ou escaneamento digital da arcada dentária. Essas informações serão digitalizadas e analisadas por um software, que fará um planejamento do aparelho. Assim que o profissional o aprovar, inicia-se a fabricação dos alinhadores.

Parecidos com moldeiras, os alinhadores são praticamente invisíveis no sorriso. Cada caso é diferente, então para um paciente podem ser necessários 14 pares de alinhadores e para outro, 23 pares, por exemplo. O que determina isso é a quantidade de movimentação que será necessária. A troca dos alinhadores é feita em média a cada 15 dias, mas o ortodontista é quem determina isso.

O paciente pode retirar os alinhadores para um evento ou prática de esportes mais intensos e agressivos. O importante é frisar o uso mínimo de 20h. Quanto mais utilizá-los, mais rápido o resultado será percebido.

O não uso de bráquetes traz muitas vantagens para os pacientes. Os alinhadores estéticos não afetam o esmalte, como acontece com as peças de metal ao serem coladas nos dentes. Além disso, não acumulam resíduos (pois o paciente os retira na hora das refeições), nem cortam gengivas e lábios. Você pode fazer suas refeições sem preocupações, os alinhadores não afetam em nada a rotina do paciente.

A higienização é muito mais prática: basta retirá-los e limpá-los com escova e água. A escovação dos dentes não tem mistério, pode ser feita de forma convencional, com escova de dentes comum, pasta e fio dental.

Para o profissional e para o paciente, um dos maiores benefícios é a previsibilidade: os modelos criados pelo software permitem tem uma visualização de como os aparelhos vão atuar durante o tratamento e quanto tempo vai durar.

Texto de autoria: Julianna Parizotto

-Graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP);

-Especialista em Ortodontia pelo HRAC-USP (Bauru);

-Ortodontia Preventiva e Interceptiva pelo HRAC-USP e Profis (Bauru);

-Mestranda em Ortodontia pela FoAr - UNESP (Araraquara);

-Clínica Particular em Campo Grande, MS - com Fluxo Digital Contato: (67) 3047-7000

![endif]--

Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Pesquise pelos Tags
bottom of page