top of page

Campanha de vacinação de pólio e sarampo é prorrogada. Saiba até quando.


O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Isso vale para todos os estados e municípios que não atingiram a meta de imunizar 95% das crianças entre 1 e menos de 5 anos.

Pelos dados preliminares, a média de imunização está em 88%. Só em sete estados o objetivo foi alcançado. Daí porque oferecer mais 15 dias aos locais restantes.

“Estamos dando mais uma oportunidade para que essas crianças sejam vacinadas contra a poliomielite e o sarampo. Vinte estados ainda não atingiram a meta da campanha”, convoca o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em comunicado à imprensa.

Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não receberam o reforço as vacinas contra poliomielite e sarampo. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha tome as doses necessárias.

Toda criança de 1 a menos de 5 anos deve se vacinar contra sarampo e pólio

Todas as crianças de 1 a menos de 5 anos estão convidadas a irem aos postos de saúde para receber as vacinas contra essas infecções, mesmo se já tiverem tomado suas doses anteriormente.

Frente aos surtos de sarampo e ao risco de reintrodução da pólio (paralisia infantil), a campanha de 2018 é indiscriminada nessa faixa etária. Ou seja, pretende atingir os pequenos que ainda não se imunizaram, os que precisam completar o esquema e até os que cumpriram a recomendação do Ministério da Saúde no passado.

Nesse último caso, a ideia é aplicar um reforço, que minimiza o risco de falha vacinal – quando as injeções por algum motivo não estimulam a produção de anticorpos contra essas enfermidades. Isso é incomum em quem cumpre o número de doses preconizadas, porém pode ocorrer.

No caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (a VIP, que é injetável) durante a campanha. As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante (a VOP, que ficou famosa com o Zé Gotinha). Para saber mais sobre elas, clique aqui.

E, para o sarampo, todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Isso desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Pesquise pelos Tags
bottom of page