top of page

Alimentação saudável. Como conseguir sem tempo?


Conciliar horários de trabalho, descanso, alimentação, vida pessoal, familiar e lazer é uma tarefa que exige muito cuidado. Nesse sentido, muitas pessoas apresentam dúvidas sobre como manter uma alimentação saudável em meio a tantas tarefas. Afinal, nem sempre há tempo suficiente para suprir o corpo de forma ideal. EM BUSCA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O fracionamento da alimentação é uma opção fundamental para quem busca equilíbrio e saúde. Alguns especialistas indicam que durante o dia, um ser humano deve realizar de cinco a seis refeições. Caso haja um grande período de jejum, o sistema metabólico pode ser prejudicado. Outro ponto essencial a se ter atenção é a hidratação do corpo. Durante o dia a dia de trabalho, manter uma garrafa ao lado pode ser uma grande dica para um profissional não se esquecer de beber água. A recomendação para um consumo saudável é de pelo menos 30ml/kg. No geral, o consumo de fibras e alimentos probióticos também é de extrema importância para a saúde gastrointestinal. Frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em gorduras “do bem” (entre eles: abacate, azeite extravirgem e oleaginosas) também devem ser consumidos diariamente, sempre com moderação. Bebidas como cafés e chás também podem ser incluídas na rotina de forma moderada. Assim, é possível manter o corpo com energia para as intensas tarefas. Entretanto, deve-se evitar a superestimulação do Sistema Nervoso Central (SNC) para que o que seria benéfico não se torne prejudicial.

O ALMOÇO IDEAL Caso seja possível levar uma marmita ou pedir alguma refeição no trabalho, é muito importante que o prato tenha os nutrientes equilibrados. O Manual de Alimentação Saudável, publicado pelo Hospital Sírio-Libanês, indica a inclusão dos seguintes alimentos em seu almoço:

  • 25% de proteína (1 palma da mão inteira): peixes, carnes, ovos e frango;

  • 20% carboidratos (1 palma da mão rasa): arroz integral, tubérculos como batata-doce, mandioca, massas e demais cereais integrais;

  • 55% vegetais crus e cozidos (exceto tubérculos) + 1 colher de azeite de oliva extravirgem sobre os vegetais.

  • Sobremesa: uma fruta da estação (um punhado).

PLANEJAMENTO E MUDANÇA DE HÁBITOS Toda mudança de hábitos envolve um processo. Ele nem sempre será fácil, porém é possível. Portanto, planeje seus horários, separe tempo para descanso e lazer, não deixe de se alimentar durante o período de trabalho e, sempre que possível, consuma alimentos ricos em nutrientes. Caso necessário, procure auxílio de especialistas.


Opmerkingen


Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Pesquise pelos Tags
bottom of page