Atendimento Odontológico ao Recém-Nascido.
Ao nascimento, todas as partes do corpo do recém-nascido precisam ser examinadas pela equipe neonatal da maternidade, inclusive a boca, que é fundamental ao bebê para sugar, deglutir, e realizar o aleitamento materno. Os movimentos realizados pelo lactente durante o aleitamento materno fazem com que todas as estruturas orais, como lábios, língua, bochechas, ATM, ossos e músculos, se desenvolvam e se fortaleçam harmonicamente.
A cavidade oral do recém-nascido tem algumas características próprias. Algumas alterações podem ser consideradas normais da fase, e se modificam ou desaparecem ao longo do tempo. Entretanto, algumas alterações podem precisar de intervenção odontológica, como: cistos, tumores, lesões em tecidos moles causadas por vírus, bactérias e fungos.
No exame odontológico do recém-nascido são iniciadas ações educativas e preventivas de promoção da saúde oral, monitoramento dos arcos dentários e do crescimento e desenvolvimento orofacial, favorecendo saúde, função e a estética do sorriso.

Alguns assuntos abordados pela Odontopediatra durante a consulta.
1. Aleitamento Materno Exclusivo.
2. Uso de mamadeira e chupeta.
3. Higiene da boca ainda sem dentes.
4. Cuidados para evitar quedas e traumas envolvendo a boca.
5. Consultas preventivas regulares à Odontopediatra.